Sal é todo igual?
"Cozinhar é o que faz o alquimista moderno é ser capaz de ver o máximo potencial de alguém assim como vê o melhor bolo do mundo numa porção de farinha e ovos... É ter um coração no peito e um na palma de cada mão, é transformar é aproveitar é temperar a vida alheia com sabor. É ter fogo não apenas na boca do fogão ,mas na boca do coração. É ver valor eterno no efémero.
É arte que alimenta o corpo de quem aprecia e a alma de quem cozinha!"
Cita o pensador João Doederlein
Ja que o sal é um dos ingredientes mais usados na cozinha decidi e dedicar- lhe o dia de hoje .O sal é o melhor amigo de um cozinheiro assim como pode ser o seu pior inimigo.. usado na proporção certa eleva o prato aos palatos mais exigentes, em excesso ou falta torna o mesmo intragável ou desinteressante ... Por isso costumo dizer " há que saber misturar o sal com a pimenta" .
O que faz diferença na escolha do sal?
Sendo um mineral composto essencialmente por cloreto de sódio podemos encontrar os seguintes tipos de sal :
Sal Refinado, não provém diretamente de salinas. É dissolvido e recristalizado a uma temperatura e pressão controladas em instalações industriais. Os cristais são constituídos exclusivamente por cloreto de sódio e são todos iguais. É seco pelo calor da combustão de derivados do petróleo e aditivado de diversas formas.
Sal Marinho, o mais vulgar de todos, é recolhido em salinas por máquinas e é lavado quimicamente, centrifugado, seco e por vezes branqueado.
Sal Marinho Tradicional, é produzido em pequenas salinas centenárias, utilizando métodos ancestrais. É um processo 100% natural, sem qualquer processamento, ou uso de aditivos químicos, utilizando somente a água do mar e secagem natural pelo sol. Possui mais minerais para além do cloreto de sódio e possui uma cor branca natural.
Flôr de sal é o produto mais natural possível na cadeia de produção de sal. Por isso mesmo, não sofrendo nenhum tipo de processamento químico, nem adição de aditivos.
A flôr de sal é constituída pelos cristais de sal que se formam à superfície da água, durante a produção de sal marinho nas salinas. Portanto, antes que este sal se deposite e permita depois a produção de sal marinho, estes cristais leves e delicados são colhidos cuidadosamente. O preço elevado deve-se ao facto de serem necessárias condições climatéricas muito específicas para a sua colheita, a época produtiva é normalmente pequena, o que não permite atingir grandes quantidades.
Porque é adorada a flor de sal pelos chefes de cozinha? É defendido que por ser um mineral tão puro e nobre é rico em sabores únicos , sendo usado não no processo de confecção dos pratos mas apenas na sua finalização intensificando- os e elevando as suas notas.
Dica: cozinhe os alimentos com o mínimo de água possível e por pouco tempo fará com que estes mantenham o seu sabor e valor nutricional mais elevado usando menos quantidades de sal , já que o sal em excesso é altamente prejudicial a saúde.
Comentários
Enviar um comentário